domingo, 13 de abril de 2014

Vingadores do Espaço (Maguma Taishi)
Japão (1966)
Criado por Osamu Tezuka
4 episódios: “Rodak – O Tirano Espacial”, “O Monstro Subterrâneo”,”Desafio Gam” e “A Bomba”
 Apresentado pela primeira vez no Brasil entre 1973 e 1974, “Vingadores do Espaço” (também conhecido como “Goldar”) trouxe as aventuras do robô de 30 metros de altura  feito de ouro que combatia vilões , opressores e outros gênios do mal.
Goldar fazia parte de uma família de robôs que ainda tinha Silvar (a esposa) e Gam (o filho) feitos de prata e de tamanho natural aos seres humanos. Todos foram criados pelo velho Matusem uma espécie de Deus que antecipa todos os passos das forças do bem e do mal.
Desta vez quem chega do espaço para conquistar a Terra , assim como já conquistou vários planetas é Rodak que enviará todos os seus monstros contra este ínfimo planeta.

No primeiro epísódio o vilão chega ameaçando um jornalista e seu filho e promete conquistar o planeta Terra. Em seu encalço aparecem os Vingadores do Espaço , que ao rastrear os passos do artesão do mal acaba chegando até a casa de um menino. Logo, menino e equipe de heróis chegam a um juramento para evitar que o planeta seja subjugado por forças malignas.
Neste exato momento um tatu gigante emerge de um sono de milênios e provoca um terremoto de grandes proporções em Tóquio . A força aérea japonesa decide que só uma bomba atômica pode impedir o avanço do bicho.

Quando parecia que o apocalipse se desenharia  vem o robozão Goldar senta um cacete em todo mundo (tatu, Rodak e aeronáutica japonesa) e ainda dá uma lição de moral e ecologia dizendo que o tatu era do bem e que os humanos não estão preparados para o uso da energia atômica.
Mas o Rodak não dá sossego e toca o terror novamente. Então, o menino (do juramento com os Vingadores) assopra três vezes um apito em formato de foguete e uma musiquinha começa a tocar. É a senha para a chega da do Goldar:
“Quando o tirano invasor chegou ,
Em seu encalço veio um herói,
Ele lutará para que o mal não prevaleça,
Para chama-lo é só gritar assim:
S.O.S. S.O.S. Goldar Goldar Goldar
Com bravura enfrentará as forças do mal,
Provando como é grande sua coragem
Mostrando com sua bondade que o bem
Sempre vence o mal”
 Demorei uns 2o anos para assisitir a parada em cores. Quando vi este tokusatsu a TV de casa ainda era uma General Electric preto e branco…
Minha cópia traz áudio em japonês e legendas em português, A P Productions afirma que “Vingadores do Espaço” foi a primeira série de TV em cores a ser exibida no Japão.

***Bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário