quarta-feira, 16 de abril de 2014

Telecatch : Almanaque da Luta Livre
Editora Matrix
Autor: Drago
Ano (2007)
157 páginas
O livro é o resultado de uma extensa pesquisa a cerca dos caminhos da luta livre no Brasil e na Argentina. Quem foi criança nos anos 70 deve se recordar do antológico programa “Astros do Ringue” exibido nas noites de domingo na TV Gazeta, de São Paulo, sempre sucedendo filmes de romanos, piratas, monstros e que concorria com o “Sempre aos Domingos” da TV Record.
Bolado como um desfile de perfis e “que-fim-levou” dos grandes lutadores da época como “Tigre Paraguaio”, “Mister Argentina”, “Fantomas”, “Verdugo”, “Ted Boy Marino”, “King Kong e seu filho René”, “A Múmia” entre outros e dissecando as origens do estilo e o ingresso da prática no Brasil, o livro consegue prender a atenção do leitor.
A mistura de esporte e encenação, as ligações com o mundo do circo o apogeu e o declínio da modalidade, são retratadas pelo autor num trabalho sério, mas ao mesmo tempo leve e divertido.
Ao ler o livro fiquei surpreso ao saber que os meus lutadores prediletos como “Fantomas” e “Verdugo” eram na verdade taxados como “sujos”, enquanto alguns considerados “limpos” só apanhavam. Fica a dica para as editoras não esquecerem de lançar no país livros enfocando o wrestling mexicano além de biografias de “El Santo” e “Blue Demon”...
E não é que passaram de verdade gotas de limão nos olhos do Mister Argentina ? Eu me lembro de assistir aquilo, o Drago fala que não foi encenação !
****Muito Bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário