quarta-feira, 16 de abril de 2014

Dünyavi Kurtaran Adam a.k.a. Turkish Star Wars
Turquia (1982)
Direção: Cetin Inanc
Elenco: Cuneyt Arkin, Aytekin Akkayam Fusun Uçar,Huseyin Peyda e Necla Fide
Há uns 10 anos, quando visitei pela primeira vez a videoteca do meu colega José Salles, eu tive um choque. Ele possuia e me apresentou muitos filmes com títulos impronunciáveis e para minha surpresa vários da Turquia. Achando que eram aquelas bombas que o Caderno 2 do Estadão tanto defende (filmes iranianos e paquistaneses com letal dose de sonolência) não dei muita bola. Após me recomendar fortemente que assistisse o tal do “Star Wars turco” me rendi ao conselho de quem há muito tempo entende do riscado e fui conferir.
Coloquei o, na época, VHS para rodar e :
Meeeeeeeeuuuuuuuuuudeuuussss!!!!! Mas o que é que isso !

Imagine um trabalho de conclusão de curso de alguma faculdade de jornalismo, publicidade ou cinema. Agora imagine que a suposta faculdade fica na Turquia e estamos em 1982 com a crise econômica bombando com o declínio econômico europeu puxado pela Inglaterra em crise. Coloque um pouco de temor do armageddom porque o Reagan iniciou o projeto ‘Guerra nas Estrelas” e esse, não é de mentirinha não, visa arregaçar com os soviéticos na vida real. Bem, taí o caldeirão de onde foi parido o mais inacreditável e surpreendente filme que eu já assisti na vida.
“Dünyai Kurtaran Adam” (algo como “O Homem que Salva o Mundo”) é uma tentativa de emular o clássico de George Lucas e aos trancos e barrancos até que de certa forma consegue.
O filme, rodado com quase nada de orçamento, fantasias costuradas de qualquer jeito, monstros de pelúcia, cenas roubadas do “Star Wars” original e trilha sonora bizarra, já mostra as intenções do diretor.
Na trama, dois astronautas perdem o controle de suas naves e acabam caindo em outro planeta (o planeta no caso são as cavernas de Tora Bora, no Afeganistão, destruídas pelo exército americano quando tentaram capturar o Bin Laden).
Deparando-se com um lugar inóspito, injusto e corrupto, a dupla começa uma série de treinamentos para combater a canalha. Detalhe: nestes treinamentos eles “petecam” e quebram rochas enormes apenas com chutes e pontapés.
Um filme notável que precisa se conferido urgentemente. Ideal para quem acha que já viu de tudo.

*****Ótimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário