sexta-feira, 18 de abril de 2014

Bolota, Brotoeja e Tininha
Brasil (1968)
Editora RGE
Aahh… estes gibis licenciados pela Harvey foi de certa forma minha porta de entrada pelo mundo dos quadrinhos. Após a morte do meu pai, meu, também falecido, tio Florêncio me trazia pilhas e pilhas de gibis toda a semana. Confesso que devido minha pouca idade priorizava a leitura dos infantis e coloridos e deixava os outros para depois. Bolota, Brotoeja e Tininha eram os títulos que a RGE lançava naquela década. Mais exatamente em 1968 e, primeiramente, em formato americano. Em 1975, quando a numeração destas revistas chegou à casa dos números 80, 90, foi adotado o tradicional formatinho. HQ-TININHA.jpg

Me recordo de ver alguns desenhos na TV com estes personagens mas foram de exibição tão rara e efêmera que alguns juram que nunca existiram. De todo modo, as capas aqui correspondem aos quadrinhos “Bolota” n° 101 (de 1975), “Brotoeja” n° 1 (de 1968) em inglês “Little Dot” e finalmente “Tininha” (“Little Audrey” nos EUA) nº 89. Todos com 50 páginas coloridas e fazendo menção ao peso (Bolota), bolinhas (Brotoeja), peraltices (Tininha). A Rio Gráfica Editora publicava junto com estes títulos os gibis do “Riquinho” e do “Gasparzinho” personagens de certa forma mais famosos e tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário