sábado, 19 de abril de 2014

MP3 FAST REVIEWS – CD 45

Miles Davis – In Sao Paulo (1974)
Bootleg (de uma apresentação nunca lançada em nenhum formato) In São Paulo registra a performance do gênio trumpetista no Festival Internacional de Jazz na primeira apresentação de Miles em SP. São apenas 4 longas músicas: “Prelude”, “Ife”, “Turnaroundphrase” e “Tune in 5” (longas jams com bateria e trumpete comandando a massa sonora). A banda era formada por Al Foster (ds), Dominique Gaumont e Reggie Lucas (gui), Dave Liebman (flu),Pete Cosey e Mtume (perc.). Para jazzófilos.

Mogwai – Happy Songs For Happy People (2003)
A banda escocesa de post-rock Mogwai vem se destacando desde 1996 pela originalidade e criatividade de sua música. A banda, que gravou o ótimo “Rock Action”, agora nos brinda com este “Happy Songs...” título que desmente o conteúdo mas impressiona com suas justaposições de piano, guitarra, percussão e fina distorção eletrônica. É uma peça de fina tapeçaria musical que transforma um instrumental simples as vezes até banal em climáticas canções de corte muito original. Destaque para a suavidade de “Kids Will Be Skeletons” a melhor faixa.

Mystic Siva – same (1971)
Lendária e perdida banda da psicodelia norte-americana, Mystic Siva certamente destruiu muitas cabeças naquela década. O quarteto formado em 1970 em Detroit criou no ano seguinte o mais procurado, disputado e raro disco de rock sessentista que até hoje é disputado a tapa nos e-bays da vida. Este álbum homônimo traz os rapazes, todos com 17 anos construindo um rock a base de guitarra fuzzy, órgãos derrapantes, vocais com ecos e bateria proto-punk . Enfim todos os tiques da psicodelia da época. Curiosidade: a terceira faixa tem o singelo nome de “Olhos Viram Me”.

Pink Floyd – Caught In The Crossfire (1977)
“Caught In The Crossfire” registra uma apresentação ao vivo do Pink Floyd em 1977 no Madison Square Garden nos EUA. São 5 músicas tocadas em 67 minutos onde os destaques são os 14 minutos de “Shine On You Crazy Diamind” (o Gilmour arregaçando naqueles solos incríveis...) e “Wish You Were Here” (Waters se derramando em lindos vocais...). Encerrando o bootleg uma faixa de 1971 “Fat Old Sun” gravada nos estúdios da BBC londrina. É Pink Floyd. E é ao vivo. Pra quê mais ?

Sarah Vaughan – I Love Brazil (1981)
Na estréia da cantora pelo selo Pablo, Sarah grava esta espécie de songbook do cancioneiro brasileiro acompanhada por um time de estrelas que tinha Milton Nascimento,Dori Caymmi e outros. Em 1981, a voz dela estava límpida e cristalina e suas performances eram lendárias. “I Love Brazil” reúne canções de Tom Jobim, Deodato, Milton Nascimento e Marcos Valle cantadas em inglês com arranjos de bossa-jazz. Lindo.

Satwa – same (1973)
Satwa é um projeto folk reunindo Lula Cortes e Lailson e que durante muito tempo ficou inédito em CD. O folk psicodélico com nuances de música nordestina instrumnetal resulta em algo absurdamente hipnotizante e pode ser considerado uma espécie de irmão gêmeo do também lendário Paebiru (de Zé Ramalho e Lula Cortes). Lailson extrai ouro numa cítara de 12 cordas e Robertinho do Recife mostra seu lado Peter Frampton queimando tudo com a potência dos seus solos. Músicas com os nomes de: “Blue do Cachorro Louco”, “Lia A Rainha da Noite” e “Valsa dos Cogumelos” entregam o “estado de espírito” no qual o disco foi gravado...

Señor Coconut – Fiesta Songs (2003)
Uwe Schmidt, continua a explorar a idéia que teve no original “El Baile Alemán” onde transformava músicas eletrônicas do Kraftwerk em salsa caribenha. Desta vez com “Fiesta Songs” a piada se repete mas não provoca o riso do trabalho anterior. De toda forma as vítimas da vez são Michael Jackson, Deep Purple, Doors e Jean Michel Jarre, que viram suas “Beat It”, “Smoke on The Water”, “Riders on The Storm” e “Oxygene pt.2” se transforamrem em zueira Latina com muita marimba, sanfona e cha-cha-cha... Algo que poderia soar vulgar não fosse a produção luxuosa com algumas intervenções eletrônicas nos momentos certos.

Tania Maria – Piquant (1980) / Taurus (1981) / Viva Brazil (2000)
Espetacular pianista e vocalista de jazz brasileira, que me foi apresentada pelo Rodrigo da Phono 70, Tania Maria elenca uma discografia pra lá de respeitável onde não há momentos medianos ou fracos. Nesta trinca de álbuns, destaque para o fabuloso “Taurus” onde “Imagine” e “Cry Me a River” são viradas do avesso sem perder seu núcleo melódico. 
“Piquant” do ano anterior traz um quinteto onde se destaca a guitarra de Eddie Duran e composições de Tom Jobim e Ivan Lins dedilhados em piano elétrico. Viva Brazil já flerta com funk, pop e rock and roll numa combustão rítmica de muito swing e agitação. Básicos.

Stimilion – same
Punk rock menor e obscuro que eu não me recordo muito bem.

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