sábado, 19 de abril de 2014


MP3 FAST REVIEWS – CD 51

Astrud Gilberto – Jazz Master 9 (1994) / Jazz Round Midnight (1996) / Look To The Rainbow (1966)
Duas coletâneas e uma discoteca básica da Bossa Nova. “Jazz Master 9”, como o próprio título indica, é o nono volume de uma série de coletâneas e tem 16 músicas. “Jazz Round Midnight” de 1996, completa de certa forma a coletânea anterior ao focar apenas em músicas cantadas em inglês pela cantora. Já “Look To The Rainbow”, um dos grandes álbuns daquele ano, tem arranjos de Gil Evans e Al Cohn, guitarra de Kenny Burrell, bateria de Grady Tate e produção caprichosa dos discos de Creed Taylor. Fique com este.

Carlos Lyra – Depois do Carnaval (1963)
Relançado em 2007 em CD no Japão pela Universal, “Depois do Carnaval” é o quarto disco do cantor recheado de parcerias com Ronaldo Boscoli, Geraldo Vandré e Nelson Lins e Barros. Não antecipa a revolução dos trabalhos de João Gilberto nem se destaca pela inventividade dos trios de Bossa do período. Carlos Lyra demoraria ainda quatro anos (1967) para realmente assinalar o primeiro disco relevante de sua ótima carreira.

Marcos Valle – Escape (2001)
Marcos Valle produz neste “Escape” a bossa estilizada para pistas de dança que tanto encantou formações como Matt Bianco e Incognito nas décadas anteriores. É aquele som tradicional com uma roupagem e (mixagem) mais moderna trazendo nítida acentuação no som da bateria. Destaque para a faixa título e para “Lost in Tokyo Subway” retratos fiéis da nova bossa nova, como ficou batizada esta fase do artista.

Bangles – Greatest Hits (1990)
Banda angelena da safra 1980 que tomou as paradas com os chicletes “Walk Like na Egyptian” e “Manic Monday” (esta assinada pelo Prince), as Bangles formaram ao lado do Til Tuesday e do Fuzzbox a trinca de melhores bandas de garotas daquele tempo. Mas, este, foi cruel com elas e o pop das meninas já soa datado...

Black Box Recorder – The Facts of Life (2000)

Instrumental estéril , vocais distantes e tristeza estudada em canções lentas falando sobre a angústia de viver num país de primeiro mundo onde tudo o que restam são desilusões amorosas , acidentes de carro e tentativas de suicídio. Se o tema parece deprê, o som plácido e bonito surpreende até quem não é muito avesso a modernidades. Um belo disco da safra de 2000 do rock europeu. O grupo conta com John Moore (ex-Jesus and The Mary Chain).

Nenhum comentário:

Postar um comentário