sexta-feira, 18 de abril de 2014

Gwendoline – As Aventuras de Gwendoline na Cidade Perdida
França (1984)
Direção Just Jaeckin
Elenco: Tawny Kitaen (Gwendoline), Brent Huff, Zabou Breitman, Bernardette Lafont e Jean Rougerie
As heroínas de papel sempre acabam (mesmo que demore) ganhando seus próprios filmes. Foi assim com Modesty Blaise, Valentina, Barbarella, Darna, Elektra,Mulher Gato e centenas de outras. Gwendoline , baseado na personagem de John Willie (gibi provavelmente inédito no Brasil) é mais uma feliz transposição deste universo,sado-masô ,para as telas do cinema.
Dirigido pelo holandês Just Jaeckin ( do obrigatório “Emmanuelle” , o primeiro, que elevou Sylvia Kristel ao patamar de sex-symbol de uma geração) o levíssimo, bonito e divertido
“Gwendoline” é o filme que todo fã de quadrinhos aprecia: sequência de cenários paradisíacos, mulheres deslumbrantes, galãs estilosos, duelos com espadas e ficção científica improvável.

Na trama temos a loira Twany Kitaen , como Gwendoline; ela está perambulando por Taiwan e não percebe que está chamando atenção e deixando a chinesada maluca com sua beleza e aquele decote generoso. Se envolve numa confusão e tem que fugir para não ser violentada. Tenta se esconder, acaba descoberta, foge e vai parar no próprio covil dos pilantras; quando ia cair nas mãos dos vilões, (um revólver está apontado em sua direção), assiste incrédula uma espécie de “Zorro” voar numa corda, agarra-la pela cintura e coloca-la sã e salva numa espécie de mezanino. Com o mesmo impulso do resgate o herói agora está distribuindo socos e pontapés contra os capangas.
Claro que ele derrota todos e foge com a gata loira. Agora a dupla está vestida com aqueles uniformes cáquis que usam para safáris. A loira tem uma rede de caçar borboletas. Logo é explicado que a Twany está na China em busca de uma espécime rara. O galã vai junto para ver se sobra uns beijinhos para ele. Detalhe: como ele salvou a loira, ele banca o gostosão o tempo todo (percebeu que ela já estava apaixonada). Caminham tanto que, quando percebem, estão perdidos num deserto. Surge uma tempestade de areia e a dupla tem que parar com as briguinhas e trabalhar em equipe.
A tempestade termina e eles encontram a borboleta rara que acaba escapando e voa até até uma caverna que a tempestade desnudou. A gostosa e imprudente se perde na caverna e o galã vai ao seu auxílio. No meio dos túneis descobrem uma sociedade subterrânea que cultuava a deusa da fertilidade. Neste reino todas eram gladiadoras guerreiras vestidas com biquínis de couro preto e uns elmos estranhos. Os, poucos, homens são escravos e tem a missão “apenas” de fertilizar a guerreira da semana. O galã dá bandeira se perde da loira e é escravizado. A caçadora de borboletas, mais esperta, dá uma porrada numa guerreira qualquer , rouba suas roupas e ocupa um lugar na sociedade feminista. Aí rola um desafio de gladiadoras e a loira tem que guerrear até a morte com uma oponente (enquanto isso o galã está sendo preparado para o ritual de acasalamento). A loira vence a rival e a deusa-rainha diz que ela terá como prêmio servir (como uma espécie de sacerdotiza) e “assistir” o ato supremo de fertilização. Surge o galã só de tanguinha e então ele reencontra a loira. Ela ao vê-lo pelado nem pensa duas vezes se atraca com a rainha, arma uma confusão e consegue fugir com o amado. O exército de gladiadoras vai atrás para cortar os pescoços da dupla. Neste momento surge um terremoto e o valente casal escapa por questões de segundos de um soterramento mortal. Quando tudo se encaminhava para um final infeliz, eis que o galã retira um paninho que encobria uma gaiola e mostra para a gostosa a tal borboleta rara lá dentro. Beijo apaixonado e o The End. Sobe a ficha técnica do filme, rola um roquinho francês que eu não decifrei .
É inacreditável constatar que os cinemas brasileiros exibiram “As Aventuras de Gwendoline na Cidade Perdida” no verão de 1986.Qualquer arquivo ou biblioteca pode mostrar as chamadas naqueles roteiros de filmes. Então como é que as Ilustradas da vida não falaram disso na época ?
Gwendoline = Barbarella encontra Indiana Jones !

***Bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário